Como funciona a Pintura Hidrográfica?

A pintura com água, também conhecida como impressão por transferência de água WTP, ou Pintura Hidrográfica existe há muito tempo, embora não seja uma técnica moderna. No início, no entanto, era bastante caro e inacessível.

Para entender melhor como esta técnica funciona, explicarei em detalhes no decorrer deste artigo.

O que é WTP Waterpaint?

Em resumo, envolve uma piscina de água e uma fita adesiva na área de uma obra de arte personalizada que foi previamente pulverizada com um ativador que atua como um adesivo entre a fita e a peça a ser pintada.

A pintura ocorre quando a obra de arte é submersa em água, e isto é quando a fita adesiva adere ao objeto.

Uma compreensão mais profunda desta técnica pode ser obtida no curso dado pelo Gringo Wtp. Você pode acessar o curso completo CLICANDO AQUI.

De que materiais eu preciso para construir o minha oficina de pintura?

Naturalmente, tudo no curso é muito descritivo e a iniciativa aqui é criar um cenário simplificado de como tudo funciona, então vamos passar aos materiais necessários.

Um recipiente de água ou um recipiente com água suficiente para submergir o objeto que você deseja pintar.

Um pouco de lixa para deixar a peça áspera e sem pequenas amolgadelas ou sulcos.

Ativador para aderir a fita adesiva à peça.

Verniz para garantir a durabilidade, selando e abrilhantando a peça.

Ambos os materiais estão prontamente disponíveis, com dezenas de modelos de fita adesiva.

O processo de pintura WTP é simples, mas requer cuidado e técnica.

Vamos enumerar os passos básicos para alcançar um resultado ideal na pintura. Vamos imaginar que o objeto escolhido para esta pintura poderia ser uma roda de carro, certo?

Limpeza da roda

A limpeza da roda deve ser o primeiro passo e é radicalmente elementar: isso significa que todos os resíduos de sujeira devem ser removidos da roda.

Também é muito importante lixar para que ela tenha uma melhor aderência com a fita. Afinal, isto é tinta, por isso é importante remover todos os caroços e lubrificantes que possam atrapalhar o caminho.

Preparando a fita especial para pintura hidrográfica

É aqui que entram os materiais do DAP, que discutirei mais tarde.

É necessário alcançar o reservatório de água, que deve ser suficientemente grande para colocar a roda. A temperatura média da água deve ser de 32 graus.

A fita ao redor da borda da folha é uma grande ajuda para evitar que ela se mova ao usar o atuador. Em seguida, colocá-lo sobre a água, evitando bolhas, e esperar 30 segundos.

Aplicando o atuador no filme

Aplique o atuador uniformemente sobre a fita e espere 10 segundos antes de começar a baixar a superfície da bobina.

Contato da roda com a fita

Durante esta etapa, a roda é imersa na água, o que gradualmente baixa a superfície da roda na água para garantir uma melhor tração do prego na roda. Uma vez imersa, a roda é girada para remover pedaços maiores de fita adesiva.

Lave a roda sob água corrente à temperatura ambiente para remover quaisquer pequenos detritos e permitir que ela seque.

Aplicando a camada superior

Depois de esperar… Aplicar a camada superior imediatamente depois. A aplicação da camada superior garante que a tinta seja suficientemente durável e tenha um alto brilho.

É rentável trabalhar com a Pintura Hidrográfica?

Se você quiser vender o projeto de pintar volantes, capacetes, controladores de videogame e muitas outras coisas, sugiro que siga o curso online de pintura hidrográfica do Victor Gringo Wtp ele passou muito tempo pesquisando, perdeu dinheiro, cometeu erros e conseguiu várias vezes se tornar um grande nome na indústria, definitivamente é muito mais barato do que tentar fazer tudo isso sozinho.

Vitor fez isso para você no Brasil possa trabalhar na área de personalização de carros, motos, carros de oficina e para especialistas que trabalham com guarnições ou qualquer tipo de objeto que possa ser personalizado.

Pintura Hidrográfica no Brasil

O Brasil se tornou uma indústria gigante para esta profissão, com a afinação do automóvel em ascensão nos anos 90, esta poderia ser uma boa maneira de fazer dinheiro.

Assim que você aprender as técnicas básicas do trabalho WTP, você terá a oportunidade de montar uma loja de personalização.

Veja também:

4 Franquias de Sorvetes – Boas opções para empreender!

Leave a Reply

Your email address will not be published.